Quase três anos após o início da gestão, o município de Milagres celebra mais uma vez um momento ímpar em sua história, marcado por diversos projetos inovadores, realizações históricas e reconhecimento pelo trabalho que tem feito a diferença na cidade. Neste sábado, dia 25 de novembro, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, lançou oficialmente o programa “Cuidar Milagres – Meninas e Mulheres”.
O programa, idealizado pelo Secretário Municipal da Saúde, Gean Feitosa, visa proteger o público feminino mediante o enfrentamento das suas vulnerabilidades, especialmente aquelas relacionadas à violência doméstica e familiar. Atuando no âmbito do município de Milagres, o Programa se propõe a agir nos eixos de planejamento e execução de ações voltadas à prevenção e ao cuidado com as meninas e mulheres milagrenses. O objetivo é evitar subnotificações de casos de violação de direitos, atuando firmemente por meio do sistema público de saúde para garantir proteção, acolhimento e tratamento adequado.
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca e contou com a presença da Vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, do Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, do Vice-prefeito, Anderson Eugênio, da Primeira-dama de Milagres, Sônia Figueiredo, do Vice-presidente da Alece, Deputado Estadual, Fernando Santana, do Secretário de Saúde, Gean Feitosa, da Secretária Municipal Executiva da Saúde, Helândia Dantas; da Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Raquel Andrade, da Coordenadora Regional de Saúde, Tereza Cristina, da Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado do Ceará, Lurdinha da Cabaceira, da Prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim, representando o Deputado Estadual Guilherme Landim, além de vereadores, secretários estaduais, agentes e profissionais da saúde, e a população em geral.
Durante o evento, a Primeira-dama, Sônia Figueiredo, assegurou o compromisso da Vice-governadora em auxiliar na montagem da Casa da Mulher Milagrense, bem como obter uma Patrulha Maria Penha para Milagres, equipamentos de grande relevância para o município.
A Vice-governadora, Jade Romero, elogiou o programa inovador desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Milagres, afirmando: “É um importante programa, projeto piloto que a gente quer replicar em todo o Estado do Ceará e levar também para o Brasil, para que a gente tenha a saúde como aliado no enfrentamento à violência”, afirmou.
O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, também expressou entusiasmo em relação ao programa: “Esse é um dia histórico, não somente para o município de Milagres, mas para o estado de Ceará e também para o Brasil, tendo em vista que nós estamos lançando hoje um programa inovador, um programa que usa toda a estrutura da saúde como suporte à prevenção da violência contra as mulheres”, disse.
O programa “Cuidar Milagres – Meninas e Mulheres” envolverá diversos atores e instituições, incluindo profissionais da saúde, assistência social, educação, conselho tutelar, polícia civil e ministério público estadual. A gestão municipal assegura que este pioneiro programa possa avançar na promoção, proteção e prevenção aos novos episódios, evitando assim a morbimortalidade de meninas e mulheres devido à violência.
Fonte: Prefeitura de Milagres | Foto: Assessoria de Comunicação/Carlos Varela.